Como crescer alinhado as estratégias de sustentabilidade

Primeiramente: O que é desenvolvimento sustentável?

Um ponto em comum entre todas as empresas do século XXI, sejam elas microempresas ou multinacionais, é o desafio de aliar o crescimento com o desenvolvimento sustentável. Não é à toa que o tema ainda aparece mais em discussões do que em ações propriamente ditas. Isso acontece, pois, a maioria das pessoas ainda associa a sustentabilidade ao impacto zero, uma ideia que na prática é inviável para a sobrevivência de qualquer espécie.

Na realidade, três pilares básicos resumem a ideia de desenvolvimento sustentável: ser ao mesmo tempo economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Mas a grande questão é: como atingir isso?

Analise criticamente a sua estrutura física

Frequentemente, é possível observar gastos excessivos em empresas devido à falta de manutenção na sua estrutura. As máquinas e a parte elétrica, por exemplo, geram um grande desperdício de energia quando apresentam irregularidades ou estão obsoletos, sem contar o fato de que ligações elétricas inadequadas podem provocar acidentes.

Investimentos como trocar lâmpadas tradicionais por LED ou trocar o ar-condicionado por um novo com baixo consumo energético, podem gerar um gasto inicial, porém eventualmente o retorno é recebido, visto que novos aparelhos possuem um consumo muito mais baixo, além de evitar acréscimos no orçamento e reduzir o impacto ambiental causado com a produção energética.

Busque parcerias de coleta seletiva locais

Separar produtos descartados para a reciclagem pode ser desmotivador, principalmente quando a coleta regular acaba misturando tudo que foi separado. Por isso, é interessante procurar cooperativas locais que realizam essa coleta. Dessa forma, você consegue ter um melhor destino para os resíduos da empresa, e ajuda a desenvolver a coleta seletiva da sua região.

Seja um bom “vendedor” da sustentabilidade

Não basta que o dono ou o líder de uma empresa tenha a iniciativa de tornar seu desenvolvimento sustentável, visto que as mudanças incluem a colaboração nas pequenas ações do dia a dia. Logo, é importante que a ideia seja “comprada” por todos os funcionários, sendo uma ótima oportunidade de relacionamento, educação e engajamento.

Alie a sustentabilidade ao branding do seu negócio

Atualmente, os consumidores tendem a procurar marcas que possuem a sustentabilidade como um de seus pilares. Por isso, ser sustentável tornou-se também um fator de competição por esse crescente perfil de consumidor no mercado.

Atividades produtivas ou eventos neutros são ótimas oportunidades para a venda da imagem sustentável de uma empresa ou fábrica, ao mesmo tempo em que se contribui com a preservação do meio ambiente. Por isso a Neutralização de Carbono é cada vez mais utilizada como uma estratégia de marketing e uma ação ecologicamente correta. Essa neutralização consiste em mapear todos os gastos energéticos de uma atividade ou evento, e quantificá-los em relação a quantidade de gases emitidos, geralmente compensando essa emissão por meio do plantio de árvores.

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