MICORRIZAS: TÉCNICA BIOLÓGICA PARA SISTEMAS AGRÍCOLAS

Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA)

Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA), popularmente conhecidos como micorrizas ou ”fungos de raiz”, proveniente do grego mykes (fungos) rhiza (raiz), são fungos que realizam simbiose com as raízes das plantas [Figura 1]. Estes estão divididos em dois grandes grupos: ectomicorrizas e endomicorrizas. As ectomicorrizas formam uma camada externa e se desenvolvem nos espaços fora da célula. Ao contrário das endomicorrizas o que se desenvolvem na parte interna da célula.

Simbiose das micorrizas nas raízes das plantas.
Figura 1. Simbiose das micorrizas nas raízes das plantas.

Uso dos FMA na agricultura

O fósforo é um macronutriente presente no solo em baixas concentrações e pouco móvel. Diante dessas condições, os FMA apresentam um papel importante e muitas vezes, determinante na sobrevivência das espécies vegetais. 

Dito isso, os principais benefícios da utilização dos FMA está na maximização do uso de fertilizantes fosfatados aplicados em solos deficientes e com alto potencial de fixação de fosfatos, como aqueles encontrados nos trópicos (Gamper et al., 2004). Isso é tão presente, que culturas como café, citrus, orquídeas, sorgo, soja, cana-de-açúcar, trigo, entre outras são altamente dependentes para sobreviver.

A associação das micorrizas com as raízes das plantas, permite que as culturas tenham uma maior tolerância ao ataque de pragas e doenças, um aumento de tolerância por condições climáticas, hídricas e outros fatores abióticos.

Outrora, as micorrizas são componentes essenciais nos programas de recuperação de áreas degradadas e solos poluídos com metais pesados ou compostos orgânicos poluentes.

Entretanto, para implementar as micorrizas nas produções agrícolas é preciso que haja um manejo correto, feito por profissionais especializados.

Referências Bibliográficas:

HOFFMANN, L. V.; et al. Para Entender Micorrizas Arbusculares. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa, novembro de 2006. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA/18310/1/DOC156.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020.

MERGULHÃO, A. C. E. S.; et al. Micorrizas (Fungos Micorrízicos Arbusculares) – Insumo Biológico Para Utilização Na Agricultura. 1. ed. Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA): 2008. Disponível em:<http://www.ipa.br/resp61.php>. Acesso em: 17 jul. 2020.

BERBARA, Ricardo LL; et al. III-Fungos micorrízicos arbusculares: muito além da nutrição. Nutrição mineral de plantas. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, p. 74-85, 2006.

Saiba mais: https://bit.ly/39oS7NZ

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

Leave a Reply