Agricultura Sintrópica

Agricultura Sintrópica: Otimização e variedade para o plantio

O conceito

A Agricultura Sintrópica trata-se da releitura do ecossistema que permite ao agricultor buscar suas respostas de forma não convencional. Logo, é um sistema que faz junção da produção de hortaliças, frutas, gramíneas e ervas de alta densidade, numa mesma área. Para isto, precisa-se compartilhar características de rebrota vigorosa após a poda, pois esta é utilizada na recuperação de áreas degradadas e proteção do meio ambiente. Sendo assim, este sistema está sincronizado com a regeneração dos ecossistemas. 

Origem e funcionamento da Sintropia na agricultura

Idealizada pelo sueco Ernst Götsch, que se mudou para a Bahia nos anos 80, instalando-se na Fazenda Olhos d’Agua, propriedade inicialmente degradada por um pasto. Então, Götsch iniciou seu cultivo com hortaliças, grãos, raízes e espécies arbóreas, sem usar insumos agrícolas (adubos químicos e orgânicos, e defensivos agrícolas). Diante disso, espécies que nasciam primeiro formavam a placenta do “embrião floresta”, dando início a um novo ciclo, mais complexo e fértil que o anterior. Todo este sistema ficou globalmente conhecido como Agricultura Sintrópica [figura 1].

Figura 1. Exemplo de um sistema sintrópico.

O termo Sintropia está associado termo organização e na agricultura desempenha um papel de reorganização e restauração do ambiente natural. Ou seja, o objetivo é alinhar espécies diferentes, desde a implementação do sistema a condução do gerenciamento de plantações para produzir seu próprio fertilizante, obtendo vigor e prosperidade de todo sistema.

Contudo, a presença de pragas e doenças, representa indicador de fraqueza nas plantações, sendo consequência de erros cometidos no design ou no gerenciamento destes agrossistemas. Pois, neste modelo de cultivo, a competição dá lugar à cooperação.

Portanto, para obter sucesso nesse sistema, é necessário que as práticas agrícolas sigam uma cadeia de tratos culturais coerentes. Assim, o agricultor replicará e acelerará os processos naturais e de estratificação ecológica. Essa ação oferecerá a cada planta as condições ideais para o seu desenvolvimento, tendo como consequência a colheita sustentável.

Diante desse cenário, a Inovagro Jr é especializada em assessorar o produtor rural fazendo-o escolher as produções mais adequadas utilizando princípios da Economia Circular. Desta forma, estamos trabalhando para assegurar a sustentabilidade do seu negócio.

Saiba mais: https://bit.ly/2CyHpZh

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

This Post Has 2 Comments

  1. Nayara

    Muito interessante o tema, adorei.
    Parabéns pelo post.

  2. Brock Chinweze

    I’ve recently started a blog, the info you offer on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

Leave a Reply