Poluição Ambiental

O que mudou frente à pandemia?

Define-se como poluição ambiental a degradação da qualidade do meio ambiente, resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos (Política Nacional do Meio Ambiente). 

Sabemos que é indubitável a interação entre homem e meio, assim como as perturbações causadas pelas ações antrópicas. Nesse contexto, as condições físicas, químicas e biológicas dos ambientes naturais são modificadas constantemente para adaptar-se aos distúrbios causados pelas ocupações humanas. Paralelo à tal situação, há o desequilíbrio das relações entre as espécies que vivem no ecossistema, ocasionando a  propagação de pandemias e poluição ambiental.  

Cenário Mundial

No cenário atual de pandemia, iniciou-se um debate muito divergente acerca dos níveis de poluição mundial. Segundo o  National Geographic (Gardiner, 2020), grande parte da população acredita que, com o isolamento social, medida imposta para conter a propagação do COVID-19, houve a redução dos níveis de poluição ambiental. Tais pontos de vista foram embasados nos argumentos de que com a diminuição do tráfego de transportes e a inatividade do setor industrial, houve a redução dos gases de efeito estufa, provenientes dos combustíveis fósseis utilizados para impulsionar essas esferas econômicas. No entanto, pesquisas realizadas pelo Nature Climate Change mostram que, no mês de junho, as emissões de carbono reduziram apenas 5%, em média, quando comparadas aos níveis do mesmo mês no ano de 2019.

Ademais, o professor de Engenharia da UFJF, Cézar Henrique Barra, comenta que o isolamento social está contribuindo significativamente para maior quantidade de geração de resíduos, visto que as pessoas passam a maior parte do tempo consumindo produtos quando estão em casa. Salienta, ainda, a negligência com as leis ambientais nos períodos de crise do mercado. Isso porque, visando impulsionar o setor econômico após o período de recessão, as políticas ambientais são impactadas com concessões cedidas pelos governos, principalmente aos setores de produção. 

Pontua-se, ainda, que a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) durante esse período de pandemia, tem gerado a poluição de cidades, dado que grande parte desses resíduos estão sendo descartados de maneira inadequada, indo parar nos mares e oceanos, afetando o ecossistema marinho.

Brasil

No Brasil, a situação é ainda pior. Não bastasse os impactos motivados pela COVID-19, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve um aumento no número de queimadas na Amazônia (Figura 1). Cerca de 64% da áreas foram desmatadas em abril de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado. Além de causar desequilíbrio nos ciclos harmônicos que existe entre a fauna e flora local, as queimadas na Amazônia também prejudicam populações indígenas, que encontram-se desamparadas em meio à pandemia.

Queimadas na amazônia no decorrer dos anos. Poluição Ambiental: O que mudou frente à pandemia?
Figura 1: Queimadas na Amazônia nos últimos 14 anos.
Fonte: INPE

Frente à conjuntura na qual o mundo se encontra, espera-se que haja um futuro promissor, onde as ações governamentais estejam ajustadas à ideais sustentáveis, com o objetivo reduzir os níveis de poluição no meio ambiente.

Referências

Le Quéré, C., Jackson, RB, Jones, MW et al. Redução temporária nas emissões globais diárias de CO 2 durante o confinamento forçado COVID-19. Nat. Clim. Chang. 10, 647-653 (2020). https://doi.org/10.1038/s41558-020-0797-x

GUENTHER, Mariana. Como será o amanhã? O mundo pós-pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 4, p. 31-44, 2020.
Pandemia e Meio Ambiente: Impactos momentâneos ou nova normalidade?. Ufjf Notícias , Ufjf Notícias, p. 1-1, 22 abr. 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/.-Pandemia. Acesso em: 20 ago. 2020.

Saiba mais em: https: //bit.ly/2Eq3TvV

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

This Post Has 2 Comments

  1. zortilonrel

    Its superb as your other posts : D, thanks for posting.

  2. Estell Pellegren

    I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I?¦ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my web site 🙂

Leave a Reply