PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

O QUE SÃO ÁREAS DEGRADADAS?

Áreas degradadas são aquelas que foram submetidas a algum nível de perturbação relacionado a sua integridade, seja ela de proveniência física, química ou biológica.

COMO RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS?

A recuperação de áreas degradadas implica em métodos para tornar essa área em não degradada através de técnicas para sua revitalização. Diante disso, é possível considerar que uma terra foi recuperada quando sua estrutura (química, física e biológica) e capacidade produtiva foi restaurada [Figura 1].

Figura 1. Antes e depois de uma área degradada.

Inicialmente, quando se deseja realizar a recuperação da área é preciso avaliar os impactos ambientais causados no local, juntamente com uma análise de solo e água e estudos da flora. Para determinar o estágio de degradação é importante levar em consideração os estratos encontrados na área, sendo estes: herbáceo, arbustivo e arbóreo. Logo, além dessa caracterização se faz necessária uma caracterização socioeconômica das atividades realizadas na propriedade e no seu entorno.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (PRAD)

O PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais para atividades potencialmente modificadoras do meio ambiente, durante o processo de licenciamento ambiental. Ele pertence ao artigo 225, da Constituição Federal de 1998, no qual tem por finalidade orientar e auxiliar o empreendimento na recuperação de áreas degradadas.

Dessa forma, a elaboração do PRAD é realizada a partir da análise prévia da área em questão e conforme os objetivos discutidos com o proprietário junto com os consultores técnicos responsáveis. Logo, este pode ser implementado em áreas que antes ocorria o manejo de bovinos, áreas de construções civis e ambientes modificados pelos resíduos industriais.

Um PRAD bem estruturado pode oferecer o equilíbrio ecológico com a revitalização da área, tornando-a produtiva e reduzindo custo no manejo do solo. Isto é, economia com adubação, controle de pragas e doenças e proteção do solo, devido a cobertura vegetal.

Teve interesse? Não se preocupe! Nós da Inovagro Jr realizamos esse tipo de serviço com qualidade, sustentabilidade, integridade e comprometimento com a satisfação do cliente. 

Leia mais no portal Scielo books: https://bit.ly/3h2kRid

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

This Post Has 4 Comments

  1. Anne Melo

    Muito bom! 👏🏽

  2. Letícia Eduarda Santos Rocha

    Parabéns, Maria Vitória. Muito explicativo e direto. Obrigada, muito bom o seu trabalho.

  3. Miguel Araújo

    achei muito bom, continuei sempre nesse nível. Show!!

  4. Nayara

    Bem importante esse serviço. Adorei o post.

Leave a Reply