Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: Como pôr em prática?

O termo sustentabilidade não é recente, deriva do latim sustentare, que significa “conservar”, no entanto, apenas veio a ser considerado uma necessidade em meados do século XX, quando as consequências negativas do desenvolvimento industrial estavam alcançando níveis nunca alcançados antes. As Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, adotam esse termo como temática principal para construir documentos e metas para os países participantes das conferências cumprirem, com o objetivo deles desenvolverem-se socioeconomicamente de uma forma que respeite e não prejudique disparadamente os recursos naturais, isso é que chamamos de tripé da sustentabilidade.

Atualmente, enfrentamos um grande número de problemáticas geradas pelo aumento da emissão de gases poluentes, descarte incorreto de lixo, desmatamento e caça ilegal de animais silvestres, dentre eles, o mais alarmante são as mudanças no ciclo do carbono, que comprometem o funcionamento do efeito estufa, e consequentemente, intensificam o aquecimento global. Porém, quando paramos para analisar esses tópicos em escalas maiores, percebemos que tudo isso acontece em um efeito de cascata, onde não apenas os animais e o meio ambiente sofrerão esses efeitos negativos, mas o próprio ser humano, direta ou indiretamente, também será afetado. Por exemplo, imagine um ecossistema aquático do qual uma pequena comunidade se utiliza para alimentação e comércio, e subitamente, o ambiente é contaminado pelo derramamento de resíduos tóxicos na área, o que você acredita que acontecerá com as pessoas que ingerirem esta água e frutos do mar? De fato, esses exemplos são frequentes e preocupantes.

Sustentabilidade X Desenvolvimento Sustentável

Os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são bastante semelhantes, sendo o primeiro deles o mais antigo e abrangente, e o segundo é mais focado no processo de progresso socioeconômico-ambiental a longo prazo, procurando alternativas para mitigar os impactos ambientais atualmente enfrentados e evitar o esgotamento dos recursos naturais, que são a base da sobrevivência das gerações atuais e futuras.

De acordo com o Relatório Brundtland, o desenvolvimento sustentável é classificado como: “ O processo de mudança no qual a exploração de recursos, o direcionamento de investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais estão todas em harmonia e aumentam o potencial atual e futuro para atender às necessidades e aspirações humanas”.

Para que isso seja reproduzido, cabe também aos líderes mundiais aplicarem uma legislação ambiental mais rígida em seus sistemas econômicos, procurando cumprir os acordos globais para a redução da emissão de gases do efeito estufa, como o Acordo de Paris, por exemplo. Ademais, é necessário que a juventude aprenda desde cedo a importância de preservar o meio ambiente, o ensinamento deve partir do âmbito familiar e ser reforçado dentro das instituições de ensino, por meio de campanhas, oficinas ou até mesmo da inserção de uma matéria de “Educação Ambiental” na grade curricular dos estudantes.

Por fim, vale ressaltar que gradativamente o senso de responsabilidade ambiental vem ganhando força, desde os produtores até os consumidores finais, e esse fato, consequentemente, vem pressionando empresas a adotarem medidas sustentáveis e que visem amenizar o impacto ambiental que causam, dessa maneira, é possível dizer que aos poucos estamos caminhando para o amadurecimento e consolidação de um novo mercado consumidor cada vez mais sustentável.

Benefícios

Lâmpada ligada indicando ideias sustentáveis e desenvolvimento sustentavel
Ideias sustentáveis = desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento e as ações sustentáveis, quando de fato colocados em prática, trazem vantagens a longo, médio e curto prazo, além de proporcionarem uma mudança nos hábitos cotidianos da sociedade e dos empreendimentos, que resulta num melhoramento da qualidade de vida de todos os indivíduos e do funcionamento do planeta como um todo.

Acredita-se que o principal benefício dessas práticas é a garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações, onde os recursos naturais não sejam escassos e todos possam usufruir da natureza sem esgotá-la. Além disso, o combate às alterações climáticas, ao desmatamento e caça ilegal, visa reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, e consequentemente, mitigar o aumento fugaz do aquecimento global e preservar a biodiversidade nos ecossistemas marinhos e terrestres.

Consumo Consciente: Como fazer em casa?

discas sustentáveis para desenvolvimento Porque comprar? O que comprar? como comprar? de quem comprar? como usar? como descartar?
seis perguntas a serem feitas

É comum muitos indivíduos analisarem as problemáticas ambientais numa visão macro e perguntarem-se como podem mudar algo sozinhos, mas a resposta é bem simples, sempre há uma maneira de fazer a diferença, e isso começa dentro das nossas casas e expande-se para toda a comunidade, pois boas ações servem de exemplo para que os outros também possam segui-las.

E quando se fala de mudança de hábitos e sustentabilidade, não podemos deixar de citar o consumo consciente, que se caracteriza principalmente pela percepção das consequências negativas que o consumismo em excesso exerce sobre a sociedade e o meio ambiente, e também pela busca de alternativas para se desprender desse vício. Primeiramente, consumir menos, fazer doações para instituições de caridade e priorizar serviços e produtos de empresas socialmente e ecologicamente responsáveis, todavia, há muitas práticas que podem ser aplicadas, veja a seguir:

Iluminação:

sustentável e desenvolvimento Lâmpada de led
Iluminação sustentável
  • Use lâmpadas Led
  • Deixe acesas somente as lâmpadas realmente necessárias;
  • Aproveite e utilize a iluminação natural dos ambientes;

Eletrodomésticos:

Eletrodomésticos seguros para trazer sustentabilidade e desenvolvimento
Eletrodomésticos
  • Não deixe os celulares carregando a noite inteira, nem os carregadores conectados com o aparelho
  • Utilize aparelhos que apresentam a indicação “A” no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia;
  • Não coloque roupas para secar atrás da geladeira ou outros eletrodomésticos;
  • Após usar o computador, desligue a luz do monitor;
  • Ligue a televisão apenas quando realmente for assistir;
  • Acumule uma grande quantidade de roupa para lavar de uma vez na lavadora de roupas;
  • Evite abrir a geladeira frequentemente.

Ar-condicionado:

Ar-condicionado mais sustentavel
Ar-condicionado
  • Ao ligar o ar-condicionado, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas. E ao sair, certifique de desligar o aparelho;
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;

Recursos Hídricos:

Imagem de torneira com água de forma sustentavel
A água é essencial
  • Feche a torneira quando estiver lavando a louça, escovando os dentes ou fazendo a barba;
  • Evite banhos demorados e manter o chuveiro ligado enquanto se ensaboa;
  • Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando;
  • Em vez de mangueiras, use baldes para lavar carros, pátios e quintais;
  • Aproveite a água da chuva para regar as plantas;

Transporte:

Homem andando na bicicleta desenvolvimento sustentável
Meio de transporte sustentável: bicicleta
  • Procure utilizar mais transportes coletivos, bicicletas e caronas para evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera;

Resíduos Sólidos:

Lixeiras separadas para reciclagem para assim um desenvolvimento sustentável em pratica
Descarte consciente
  • Reduzir o uso de sacolas plásticas;
  • Faça o descarte correto do lixo, para facilitar o processo de reciclagem;
  • Separe o lixo seco do úmido;
  • Após usar o óleo de cozinha, coloque-o em uma garrafa PET quando estiver frio, tampe o recipiente e despeje no lixo orgânico ou aos pontos de coleta desse material;
  • O uso de compoteiras domésticas é uma ótima opção para lidar com certos tipos de resíduos orgânicos;

Recomendações

Documentário: Uma verdade inconveniente – Circuito de palestras para conscientizar o público sobre os perigos do aquecimento global. (Disponível para venda no YouTube)

Documentário: Seremos história? – Leonardo DiCaprio mostra à linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa  (Disponível na Netflix)

Documentário: Oceano de Plástico –  O filme mostra a poluição dos oceanos por plástico e o seu impacto para os animais, as pessoas e os ecossistemas. (Disponível na Netflix)

Referências Bibliográficas

Desenvolvimento sustentável. Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/desenvolvimento-sustentavel/ Acessado em: 26/04/2021

O que é consumo consciente?. Ecycle. https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente.html. Acessado em: 26/04/2021

O que sustentabilidade. Meio Sustentável. https://meiosustentavel.com.br/sustentabilidade/. Acessado em: 26/04/2021

Benefícios da sustentabilidade. Fragmaq. https://www.fragmaq.com.br/blog/confira-beneficios-sustentabilidade/. Acessado em: 26/04/2021

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

Leave a Reply