Telhados Verdes

A cobertura ecológica que ganhou espaço no Brasil e no mundo

Com o aumento da temperatura nos últimos anos, foram desenvolvidas soluções para deixar os ambientes mais confortáveis. Os telhados verdes possuem grande destaque quando o assunto é minimizar a sensação de desconforto da elevada temperatura nos ambientes. Segundo pesquisas realizadas pelo Jornal Globo (G1), as coberturas ecológicas podem reduzir cerca de 70% do calor nos ambientes dependendo da construção.

Conceito e estrutura dos Telhados Verdes

Por definição, os telhados verdes consistem em uma solução arquitetônica para deixar as construções civis mais agradáveis. Para isto, aplica-se uma camada vegetal que cobre uma base impermeável, podendo ser instalado em obras com laje ou telhados convencionais desde que ambos estejam impermeabilizados [Figura 1].

Figura 1. Estrutura dos Telhados Verdes.

Os telhados verdes possuem muitos benefícios, dentre eles: isolamento térmico e acústico; drenagem de águas pluviais e paisagísticos. Como também, contribui na redução energética da edificação.

Logo, a implementação desse telhado numa construção traz vantagens para o proprietário da edificação, a sociedade e o meio ambiente. Esta colabora a diminuir a temperatura das ilhas de calor, as quais são comuns em áreas urbanizadas devido à ausência de vegetação e ajudam, na captação de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Para atingir esses benefícios esperados, deve-se ter o manejo agrícola com um bom sistema de irrigação ou sistema hidropônico, sendo ambos necessários para manter a cobertura vegetal na superfície da construção. Qualquer um dos dois pode ser implementado em um telhado verde, a escolha do sistema vai depender do tipo de projeto que se deseja implementar.

Desta forma, o desenvolvimento, a implementação e a manutenção do projeto deve ser efetuado por profissionais de diferentes áreas que possuam conhecimento técnico-científico no assunto.

Quando se fala em eco telhados a Inovagro Jr realiza esse tipo de serviço com alta qualidade, sustentabilidade, integridade e comprometimento com a satisfação do cliente.

Leia mais no Agroecol: https://bit.ly/2WfesZ7

Gostou do artigo?

Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

MAIS

Deixe um comentário

This Post Has 2 Comments

  1. Nayara

    Muito bom esse tema, parabéns!!!

  2. Larissa Ritt

    Além de sustentável fica lindo demaisss, arrasaram no tema

Leave a Reply